Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio digital-newspaper foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/litoralvale/domains/litoralvale.com.br/public_html/portal/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio digital-newspaper-plus foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/litoralvale/domains/litoralvale.com.br/public_html/portal/wp-includes/functions.php on line 6121
Multivacinação: campanha vai até quarta-feira (15) no estado de São Paulo -

Multivacinação: campanha vai até quarta-feira (15) no estado de São Paulo

A Campanha de Multivacinação em São Paulo vai até esta quarta-feira (15), de acordo com o governo do estado. São oito vacinas disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) paulistas para aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A médica que atua na área de saúde da família Karina Tomiasi destaca que as vacinas são importantes para o avanço da saúde pública, atuando no controle de doenças e evitando mortes.

Estão disponíveis vacinas para para poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e Covid-19.

HPV

Tomiasi informa que o HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível (IST) mais frequente do mundo —  e é associada ao desenvolvimento de tumores em homens e mulheres. “[A vacina do HPV] é a única que pode prevenir um tipo de câncer. Se não me engano, a que nós temos no SUS (Sistema Único de Saúde) é contra dois sorotipos que causam câncer de colo de útero e também que causam alguns tipos de câncer de garganta”, explica.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em São Paulo a estimativa de novos casos do câncer do colo de útero, em 2023, é de mais de 2,5 mil. Esse tipo de câncer é a terceira causa de mortes prematuras femininas no Brasil.

Cobertura vacinal

Até esta segunda-feira (13), São Paulo vacinou cerca de 747 mil crianças e adolescentes. Após a prorrogação da vacina, que iria até o dia 31 de outubro, mais de 117 mil receberam todas as doses de vacinas necessárias do calendário básico nacional.

A campanha vacinou 221,1 mil bebês com menos de um ano. Para as crianças de 1 a 4 anos, foram 199,8 mil vacinas. No grupo de 5 a 8 anos, 94,5 mil receberam doses de diversos imunizantes.

Na faixa etária de 9 a 14 anos, 232,3 mil jovens receberam as vacinas. As vacinas específicas para crianças nessa faixa, como a vacina para HPV, alcançaram mais de 397,8 mil doses aplicadas.

Leia mais:

Roubos e furtos: crimes diminuem em São Paulo na primeira semana de novembro

Temporal em São Paulo: advogada explica como recorrer à indenização em caso de falta de energia

Pixel Brasil 61