Caraguatatuba registra média de 15% de internações e pacientes de outras cidades atendidos com Covid-19

Covid-19: Pacientes de outras cidades migram para Caraguatatuba

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba tem registrado uma média de 20% de atendimentos de suspeitos, confirmados e internações para Covid-19 de pacientes de outras cidades da região.

A cidade montou uma estrutura fixa dentro do Plano de Contingência da Saúde para a Covid-19. São 39 leitos na Casa de Saúde Stella Maris, sendo sete de UTI, 20 de Enfermaria Adulto e 12 de Enfermaria Infantil. Além disso, foram criados mais 80 leitos com 12 respirados na UPA Covid-19.

Dos 423 casos positivos da doença na cidade, 53 são de outras cidades: 22 de São Sebastião, 18 de Ubatuba, 5 de Ilhabela, 3 de São Paulo, 3 de Campinas, 1 de Guarujá, 1 de Majé (RJ), 1 de Natividade da Serra e 1 de Rio Claro. Em relação às mortes por Covid-19, Caraguatatuba registrou 1 paciente de Natividade de Serra.

No Boletim Epidemiológico de Caraguatatuba divulgado no domingo (28/06), eram três pacientes de fora do município internados na Enfermaria da UPA Covid-19, um paciente de fora na UTI da Casa de Saúde Stella Maris e um paciente de fora na Enfermaria Adulto da Casa de Saúde Stella Maris.

Segundo a Secretaria de Saúde, embora seja uma estrutura municipal, o paciente SUS deve ser atendido independentemente da cidade de origem. Porém, é perceptível a migração de alguns pacientes.

Embora não seja estrutura municipal, o Hospital Regional do Litoral Norte em Caraguatatuba recebe dois pacientes de fora da cidade na UTI Covid-19, conforme dados divulgados ontem.