Escoteiros do Ar do DCTA participam do Desfile Cívico em São José

Moradores de São José foram às ruas no 7 de setembro.
Militares, fanfarras, crianças e professores também participaram.

O desfile cívico marcou o dia da Independência em São José dos Campos. Seguindo a tradição, Escoteiros do Ar do Grupo Escoteiro Professor Verdussen CTA, Militares da Aeronautica e Exército, Polícia Miliar e Corpo de Bombeiros foram os destaques.

Além disso, cerca de 27 entidades participaram do desfile de 7 de setembro na cidade, e o público aproveitou para assistir ao evento e conhecer um pouco mais sobre os serviços e atividades realizadas na cidade.

A avenida XV de novembro, no centro, ficou lotada pelo público. A banda do DCTA levou os cães e a cavalaria. Na sequência, entraram na avenida as viaturas da polícia militar, corpo de bombeiros, defesa civil e dos guardas de trânsito.

O Grupo Escoteiro do Ar Professor Verdussen CTA

Fundado em 23 de outubro de 1965, atua há mais de 50 anos na formação de jovens da cidade de São José dos Campos e conta hoje com mais de 200 integrantes e tem sua sede instalada nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Você pode entrar em contato com o Grupo Escoteiro do Ar Professor Verdussen CTA pelo facebook, neste link ou em suas atividades que ocorrem aos sábados, às 14 horas, em sua sede.

 

O Movimento Escoteiro

O escotismo é um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

O movimento foi idealizado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. Tudo começou quando Baden-Powell organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, Baden-Powell resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As idéias do inglês foram muito bem recebidas. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo.

No escotismo, os jovens têm a oportunidade de se socializarem de forma disciplinada, pautada em valores e no meio da natureza. Desta forma, o escoteiro se desenvolve fisicamente, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, etc; moralmente, visto que um dos objetivos do escotismo é desenvolver um caráter sadio nos escoteiros; e intelectual, já que são passados conhecimentos específicos de cada etapa das atividades.

O lema do escotismo é “Be Prepared” (esteja preparado), contudo no Brasil o mesmo foi adaptado para “Sempre Alerta”. Isso significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente, sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário. Os escoteiros são divididos em grupos etários. No Brasil, geralmente ocorre a seguinte divisão: Lobinho (7 a 10 anos), Escoteiro (11 a 14 anos), Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos).