Longe do glamour, Maresias sofre com poluição e praia é classificada como “imprópria”

A badalada praia de Maresias, na Costa Sul do município de São Sebastião, sofre com a poluição e banhistas correm risco

Semanalmente, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) analisa as águas do litoral de São Paulo e publica uma lista das praias consideradas impróprias para banho, e umas das apontadas é Maresias, uma das praias mais badaladas do Brasil, que está poluída, apontam estudos da Companhia.

A vice-presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), Niuara Tedesco, destacou que “é impensável que uma praia como a nossa, que sozinha recebe cerca de 35% dos turistas de São Sebastião, siga sem saneamento básico. O resultado desse descaso histórico está aí: bandeira vermelha às vésperas do Carnaval”.

Ela ainda ressaltou que, historicamente, a entidade batalha pela rede de esgoto e, desde 2016, intensificou essa atuação, organizando e participando de diversas reuniões com Sabesp e prefeitura, sempre cobrando maior fiscalização ao descarte irregular e agilidade na instalação da rede.

“Nós fazemos a nossa parte, somos fiscalizados constantemente e temos todas as comprovações de limpeza regular de fossa e alguns até tratamento próprio já construíram, mas somos apenas 27 estabelecimentos e precisamos de muito mais do que isso para reverter esse quadro. Infelizmente, os processos burocráticos que atrasam a implantação do saneamento e que vergonhosamente já se arrastam por mais de duas décadas estão fora de nosso alcance”.

Quais os riscos de nadar ou surfar numa praia imprópria? E, afinal, o que significa uma praia estar imprópria para banho?

Imprópria?

Segundo a Cetesb, “o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais”, em outras palavras, a praia é considerada imprópria quando a poluição pelos esgotos está muito alta.

A classificação como imprópria, entretanto, não é definitiva. Como muitos fatores contribuem para a poluição das praias, é possível que a situação mude de uma semana para a outra, por isso é bom ficar esperto e checar nos meios de comunicação antes de partir para um mergulho.

Vilões da poluição

Sistemas de coleta e despejo de esgoto e córregos que desaguam no mar são fontes poluidoras da orla marítima. Outro grande vilão da poluição é o aumento do número de turistas nas cidades litorâneas durante a alta temporada, que faz com que a quantidade de esgoto lançado ao mar aumente severamente. As chuvas, também freqüentes no verão, contribuem ainda mais para colocar as praias na lista de impróprias para banho, uma vez que elas “lavam” as cidades, carregando ainda mais sujeira para o mar.

Riscos

As doenças relacionadas ao banho, em geral, não são graves. A mais comum delas é a gastroenterite, que pode causar enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Mas em locais muito contaminados os banhistas podem estar sujeitos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide. Geralmente, crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, devem ter mais cuidado por serem mais suscetíveis a contrair doenças por meio da água contaminada.

Cuidados

A Cetesb recomenda evitar banhos nas águas das praias que forem classificadas como impróprias, principalmente depois de períodos de chuvas. Se nadar não é bom, que diria ingerir a água contaminada? Por isso deve-se ter muito cuidado com as crianças, para que elas não engulam água por acidente. Outra dica é não levar animais domésticos à praia, já que eles também contribuem com a poluição das areias e das águas.

A Praia de Maresias

No Século XVIII Maresias foi terra dos Bandeirantes. Seu desenvolvimento começou logo após as primeiras décadas da colonização do território. De São Vicente, no litoral, os colonos seguiram os passos dos Jesuítas e embrenharam-se no interiores do País.

A praia de Maresias, localizada no bairro homônimo, é buscada por praticantes de surf, que a desbravaram na década de 1980 para a prática, na época acessível por uma estrada de terra nativa, ou seja, em precárias condições. A praia tem fortes arrebentações provocadas por um parcel.

A praia de Maresias, fica localizada na cidade litorânea de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo. É conhecida por ser uma praia badalada, de encontro de diversas pessoas descoladas, artistas e surfistas. Além do Brasil, a praia de Maresias é conhecida internacionalmente por ser cercada pela mata atlântica. Maresias possui cerca de 5 km de extensão, mar agitado e areia branco, tendo um maravilhoso contraste da união da natureza, do mar com a mata atlântica.

Praia de Maresias é uma das mais belas praias do Brasil, no município de São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo.

Situação das prais de São Sebastião
(informação obtida no site da CETESB em 27/12/2018 13h00)

PraiaLocalQualidade
 PRAINHA 500M À DIREITA DO FINAL DA SERRA  Própria
 CIGARRAS 100M AO SUL DA PRAIA  Própria
 SÃO FRANCISCO EM FRENTE AO CONVENTO N.S. DO AMPARO  Própria
 ARRASTÃO EM FRENTE À AL. DAS CORVINAS  Imprópria
 PONTAL DA CRUZ EM FRENTE À AL. DA FANTASIA  Imprópria
 DESERTA EM FRENTE À AV. MANOEL HIPÓLITO DO REGO, 361  Imprópria
 PORTO GRANDE EM FRENTE À PRAÇA DA VELA  Imprópria
 PRETA DO NORTE MEIO DA PRAIA  Imprópria
 GRANDE MEIO DA PRAIA  Própria
 BAREQUEÇABA EM FRENTE À R. LUIZ ROLDANI  Própria
 GUAECÁ EM FRENTE À R. ARTHUR DE COSTA E SILVA  Própria
 TOQUE-TOQUE GRANDE EM FRENTE AO Nº 11 DA R. LíDIO F. BUENO  Própria
 TOQUE-TOQUE PEQUENO EM FRENTE AO Nº 220 DA R. JOSÉ MENINO  Própria
 SANTIAGO NA ENTRADA DA PRAIA  Própria
 PAÚBA EM FRENTE À R. CINCO  Própria
 MARESIAS – PRAÇA DO SURF EM FRENTE À PRAÇA BENEDITO JOÃO TAVARES  Imprópria
 MARESIAS – TRAVESSA QUINZE EM FRENTE À TRAVESSA 15  Própria
 BOIÇUCANGA EM FRENTE À R. SGTO. FELISBINO T. DA SILVA  Imprópria
 CAMBURIZINHO MEIO DA PRAIA  Própria
 CAMBURI 200M À DIREITA DA R. JOSÉ INÁCIO  Imprópria
 BALEIA EM FRENTE À AV. BALEIA AZUL  Própria
 SAÍ 150M À DIREITA DA R. PONTAL  Imprópria
 PRETA MEIO DA PRAIA  Imprópria
 JUQUEÍ-TRAV. SIMÃO FAUSTINO EM FRENTE À TRAVESSA SIMÃO FAUSTINO  Própria
 JUQUEÍ-R. CRISTIANA EM FRENTE À R. CRISTIANA  Própria
 UNA EM FRENTE AO FINAL DA R. BRASíLIA  Imprópria
 ENGENHO ENTRADA AO LADO DO COND. VILAREJO DO ENGENHO  Própria
 JURÉIA DO NORTE EM FRENTE À PRAÇA TUPI  Própria
 BORACÉIA 100M AO NORTE DA PRAIA  Imprópria
 BORACÉIA – RUA CUBATÃO RUA CUBATÃO  Imprópria