Longe do glamour, Maresias sofre com poluição e praia é classificada como “imprópria”
A badalada praia de Maresias, na Costa Sul do município de São Sebastião, sofre com a poluição e banhistas correm risco
Semanalmente, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) analisa as águas do litoral de São Paulo e publica uma lista das praias consideradas impróprias para banho, e umas das apontadas é Maresias, uma das praias mais badaladas do Brasil, que está poluída, apontam estudos da Companhia.
A vice-presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), Niuara Tedesco, destacou que “é impensável que uma praia como a nossa, que sozinha recebe cerca de 35% dos turistas de São Sebastião, siga sem saneamento básico. O resultado desse descaso histórico está aí: bandeira vermelha às vésperas do Carnaval”.
Ela ainda ressaltou que, historicamente, a entidade batalha pela rede de esgoto e, desde 2016, intensificou essa atuação, organizando e participando de diversas reuniões com Sabesp e prefeitura, sempre cobrando maior fiscalização ao descarte irregular e agilidade na instalação da rede.
“Nós fazemos a nossa parte, somos fiscalizados constantemente e temos todas as comprovações de limpeza regular de fossa e alguns até tratamento próprio já construíram, mas somos apenas 27 estabelecimentos e precisamos de muito mais do que isso para reverter esse quadro. Infelizmente, os processos burocráticos que atrasam a implantação do saneamento e que vergonhosamente já se arrastam por mais de duas décadas estão fora de nosso alcance”.
Quais os riscos de nadar ou surfar numa praia imprópria? E, afinal, o que significa uma praia estar imprópria para banho?
Imprópria?
Segundo a Cetesb, “o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais”, em outras palavras, a praia é considerada imprópria quando a poluição pelos esgotos está muito alta.
A classificação como imprópria, entretanto, não é definitiva. Como muitos fatores contribuem para a poluição das praias, é possível que a situação mude de uma semana para a outra, por isso é bom ficar esperto e checar nos meios de comunicação antes de partir para um mergulho.
Vilões da poluição
Sistemas de coleta e despejo de esgoto e córregos que desaguam no mar são fontes poluidoras da orla marítima. Outro grande vilão da poluição é o aumento do número de turistas nas cidades litorâneas durante a alta temporada, que faz com que a quantidade de esgoto lançado ao mar aumente severamente. As chuvas, também freqüentes no verão, contribuem ainda mais para colocar as praias na lista de impróprias para banho, uma vez que elas “lavam” as cidades, carregando ainda mais sujeira para o mar.
Riscos
As doenças relacionadas ao banho, em geral, não são graves. A mais comum delas é a gastroenterite, que pode causar enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Mas em locais muito contaminados os banhistas podem estar sujeitos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide. Geralmente, crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, devem ter mais cuidado por serem mais suscetíveis a contrair doenças por meio da água contaminada.
Cuidados
A Cetesb recomenda evitar banhos nas águas das praias que forem classificadas como impróprias, principalmente depois de períodos de chuvas. Se nadar não é bom, que diria ingerir a água contaminada? Por isso deve-se ter muito cuidado com as crianças, para que elas não engulam água por acidente. Outra dica é não levar animais domésticos à praia, já que eles também contribuem com a poluição das areias e das águas.
A Praia de Maresias

No Século XVIII Maresias foi terra dos Bandeirantes. Seu desenvolvimento começou logo após as primeiras décadas da colonização do território. De São Vicente, no litoral, os colonos seguiram os passos dos Jesuítas e embrenharam-se no interiores do País.
A praia de Maresias, localizada no bairro homônimo, é buscada por praticantes de surf, que a desbravaram na década de 1980 para a prática, na época acessível por uma estrada de terra nativa, ou seja, em precárias condições. A praia tem fortes arrebentações provocadas por um parcel.
A praia de Maresias, fica localizada na cidade litorânea de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo. É conhecida por ser uma praia badalada, de encontro de diversas pessoas descoladas, artistas e surfistas. Além do Brasil, a praia de Maresias é conhecida internacionalmente por ser cercada pela mata atlântica. Maresias possui cerca de 5 km de extensão, mar agitado e areia branco, tendo um maravilhoso contraste da união da natureza, do mar com a mata atlântica.
Praia de Maresias é uma das mais belas praias do Brasil, no município de São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo.
Situação das prais de São Sebastião –
(informação obtida no site da CETESB em 27/12/2018 13h00)
Praia | Local | Qualidade |
PRAINHA | 500M À DIREITA DO FINAL DA SERRA | Própria |
CIGARRAS | 100M AO SUL DA PRAIA | Própria |
SÃO FRANCISCO | EM FRENTE AO CONVENTO N.S. DO AMPARO | Própria |
ARRASTÃO | EM FRENTE À AL. DAS CORVINAS | Imprópria |
PONTAL DA CRUZ | EM FRENTE À AL. DA FANTASIA | Imprópria |
DESERTA | EM FRENTE À AV. MANOEL HIPÓLITO DO REGO, 361 | Imprópria |
PORTO GRANDE | EM FRENTE À PRAÇA DA VELA | Imprópria |
PRETA DO NORTE | MEIO DA PRAIA | Imprópria |
GRANDE | MEIO DA PRAIA | Própria |
BAREQUEÇABA | EM FRENTE À R. LUIZ ROLDANI | Própria |
GUAECÁ | EM FRENTE À R. ARTHUR DE COSTA E SILVA | Própria |
TOQUE-TOQUE GRANDE | EM FRENTE AO Nº 11 DA R. LíDIO F. BUENO | Própria |
TOQUE-TOQUE PEQUENO | EM FRENTE AO Nº 220 DA R. JOSÉ MENINO | Própria |
SANTIAGO | NA ENTRADA DA PRAIA | Própria |
PAÚBA | EM FRENTE À R. CINCO | Própria |
MARESIAS – PRAÇA DO SURF | EM FRENTE À PRAÇA BENEDITO JOÃO TAVARES | Imprópria |
MARESIAS – TRAVESSA QUINZE | EM FRENTE À TRAVESSA 15 | Própria |
BOIÇUCANGA | EM FRENTE À R. SGTO. FELISBINO T. DA SILVA | Imprópria |
CAMBURIZINHO | MEIO DA PRAIA | Própria |
CAMBURI | 200M À DIREITA DA R. JOSÉ INÁCIO | Imprópria |
BALEIA | EM FRENTE À AV. BALEIA AZUL | Própria |
SAÍ | 150M À DIREITA DA R. PONTAL | Imprópria |
PRETA | MEIO DA PRAIA | Imprópria |
JUQUEÍ-TRAV. SIMÃO FAUSTINO | EM FRENTE À TRAVESSA SIMÃO FAUSTINO | Própria |
JUQUEÍ-R. CRISTIANA | EM FRENTE À R. CRISTIANA | Própria |
UNA | EM FRENTE AO FINAL DA R. BRASíLIA | Imprópria |
ENGENHO | ENTRADA AO LADO DO COND. VILAREJO DO ENGENHO | Própria |
JURÉIA DO NORTE | EM FRENTE À PRAÇA TUPI | Própria |
BORACÉIA | 100M AO NORTE DA PRAIA | Imprópria |
BORACÉIA – RUA CUBATÃO | RUA CUBATÃO | Imprópria |