Márcio França diz que o Governo do Estado vai oferecer faculdade de graça, e, sem vestibular, pela UNIVESP

O Governador do Estado de São Paulo Márcio França, e candidato a reeleição, disse nesta semana, durante campanha em Capela do Alto e Iperó, região de Sorocaba (SP), que vai ampliar o número de vagas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para oferecer, a partir do fim do ano que vem, ensino superior sem vestibular para todos os alunos do terceiro ano do ensino médio.

“A partir do ano que vem, no final do ano, não haverá mais vestibular para essas universidades da Univesp. Todos os cursos serão gratuitos para todo mundo que sai do terceiro ano do ensino médio. Aí sim você vai ter um terceiro ano, um jovem que estuda animado porque ele sabe que vai ter uma faculdade para ir de graça e sem vestibular.”

Os cursos oferecidos pela instituição atualmente são: engenharia, matemática, pedagogia e gestão pública.

Além do ensino superior, o candidato diz que vai oferecer curso técnico simultaneamente aos estudante do ensino médio. “[Os alunos] vão fazer o curso técnico, da própria escola. Em cada escola que for estadual do ensino médio vai ter junto uma Etec”, diz França.

De mãos dadas com a mulher Lucia França, ele cumpriu agenda de governador e visitou obras de uma creche e de uma em Capela do Alto. Depois, seguiu para Iperó, onde foi ao Fundo Social de Solidariedade e experimentou pães feitos em uma oficina de panificação. Márcio França também visitou a oficina de corte e costura onde são feitos os uniformes das escolas municipais.

O candidato também visitou o centro da cidade e, na rodoviária, gravou um vídeo para campanha.