Artesanato, danças folclóricas e cozinha caiçara representam Caraguatatuba no Revelando São Paulo 2018

As tradições e Caraguatatuba estarão presentes no 21º Revelando São Paulo – Festival da Cultura Tradicional Paulista, que será realizado de 19 a 23 de setembro, no Mart Center, na Capital. Artesanato, danças folclóricas e a cozinha caiçara são os atrativos desta edição.

Esta é uma oportunidade para a divulgação da cultura caiçara e todas as inscrições dos grupos foram realizadas pela Fundacc – Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

O espaço caiçara será todo decorado com material que lembra a cultura local com barcos e bonecões e lá estarão 10 artesãos e artistas plásticos que levarão seus trabalhos para a exposição. Paulo Messias, Sandra Maria Cardoso Pires, Rosangela Oliveira, Jonatas de Campos Bueno (Joca) e Luana Kogus mostram artesanatos feitos com fibra de vários tipos como taboa, coqueiro e bambu.

Juliano Junqueira (Jupira) apresenta seu trabalho com entalhe em madeira, enquanto José Luiz (Chon) expõe sua arte feita com casca, folhas e sementes.

As artesãs Cássia Oliveira e Maria Amélia levarão bonecas e bambu, respectivamente. Já artista plástica Cláudia Canova apresentará sua cerâmica na capital paulista, assim como Vânia Takahashi.

Pelo lado das tradições folclóricas, a Folia de Reis do bairro do Tinga se apresenta no sábado (22), a partir das 9h. A Companhia de Moçambique, do Perequê-Mirim, se apresenta no domingo (23), a partir das 10h.

Culinária

Neste ano, o Revelando São Paulo terá a presença de Dona Maria Ferreira Mattos, 66 anos, que levará sua cozinha caiçara, onde fará bolo de fubá e café preto, ambos tradicionais em festas culturais de Caraguatatuba.

O segredo dela está nos ingredientes e mão boa para fazer o bolo que fica maior que os tradicionais. “Só em uma receita uso oito ovos, fora a erva doce que dá o gostinho caseiro”, revela.

Revelando

Durante cinco dias de setembro, artesãos, violeiros, dançantes e culinaristas de 162 municípios do Interior e Litoral do estado invadem a capital para a 21ª edição do Revelando São Paulo, organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado.

O evento é gratuito e leva para a capital paulista as tradições que fazem a diversidade e a pluralidade do Estado, oferecendo ao público uma oportunidade de contato com a gastronomia e as tradições artísticas das mais variadas regiões paulistas.

Realizado desde 1997, o festival dispõe de espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado, com culinaristas produzindo doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõem a “Mesa Paulista”.

Nos espaços de artesanato, artesãos de diversas regiões confeccionam seus produtos com palha de milho, folha de bananeira, cipó, madeira, ferro, além cerâmica, crochê e bordado, entre outros materiais, com técnicas passadas através de gerações da família.

O público poderá, ainda, conhecer manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões do estado. A cada dia, o Revelando apresenta uma programação diversificada, como catira, folia de reis, grupos de congadas e moçambiques, batuque e violeiros.

A edição deste ano também comemora os 70 anos da Comissão Paulista e Nacional de Folclore.

SERVIÇO:

Revelando São Paulo

Data: 19 a 23 de setembro

Horário: Das 9h às 21h

Local: Parque do Trote e Mart Center – Avenida Nadir Dias de Figueiredo – Vila Maria Baixa, São Paulo-SP

Entrada Gratuita