Race Village é o ponto de encontro de Ilhabela durante a 45ª Semana de Vela

Instalado no Centro Histórico, o espaço recebe atrações como shows, palestras, exposições, feira literária, sessões de cinema, entre outras, até o dia 29, sempre com entrada grátis. Visitação ao navio da Marinha NSS Felinto Perry é uma das novidades

Centro cultural/esportivo de Ilhabela durante o mês náutico de julho, o Race Village está pronto para acolher os milhares de visitantes e moradores que acompanharão de perto as atividades da 45ª Semana de Vela, que tem abertura nesta sexta-feira (20), a parir das 20h. Instalado no Centro Histórico, o espaço foi inaugurado na noite do dia 7 de julho, com show do rapper Gabriel, o Pensador, e receberá muitas atrações como shows, palestras, exposições, feira literária, sessões de cinema, entre outras, até o dia 29, sempre com entrada grátis.

A abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela terá show da Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval, com início às 20h. Antes, o público assistirá a um inusitado espetáculo envolvendo arte, música, tecnologia de vídeo com conteúdo 3D, performance interativa, e show de luzes e fogos de artifício. “Será um marco na história do evento. Pretendemos celebrar e homenagear o esporte, os atletas, e os 45 anos da Semana de Vela, o maior evento náutico da América Latina. Nesse contexto, o Race Village ganha importância ainda maior por integrar turistas, velejadores, seus familiares e moradores”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

As regatas da 45ª Semana de Vela de Ilhabela começam no sábado (21), a partir das 11h, com a de longo percurso, a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. Antes, às 10h, no canal de São Sebastião, está agendado o desfile dos 120 barcos inscritos na competição. A fim de aumentar a participação do público, a prefeitura criou ações como o Hospitality Boat, uma escuna que levará as pessoas para acompanhar as disputas no mar. O serviço gratuito começa a funcionar neste sábado (21) e segue até o próximo sábado (28). A embarcação zarpa do Píer da Vila, sempre às 11h.

Quem ficar em terra também poderá acompanhar as regatas e conferir todos as nuances da disputa no mar. No Race Village, um telão mostrará a evolução dos barcos em tempo real (por meio de GPS) e um locutor especializado em vela explicará cada detalhe das provas ao público presente ao Centro Histórico de Ilhabela.

Por dentro de um navio de guerra – Com o apoio da Marinha do Brasil, moradores de Ilhabela e turistas terão a oportunidade de conhecer o NSS Felinto Perry, navio de socorro submarino equipado para apoio ao mergulho, combate a incêndio e resgate. Ancorado próximo ao Centro Histórico, estará aberto para visitação neste domingo (22) e segunda-feira (23), das 13h30 às 16h. Para garantir entrada na embarcação é preciso pegar a pulseira de acesso no estande da Marinha instalado no Race Village.

Pegada ecológica – Como não poderia deixar de ser, Ilhabela e ecologia são sinônimos. Ações durante o mês náutico ratificam essa condição. Um dos estandes instalados no Race Village é do ‘Meu Copo Eco’, uma solução colaborativa que reduz a quantidade de lixo em eventos. Isso porque permite substituir até 100% dos copos descartáveis por reutilizáveis, contribuindo para o consumo consciente e possibilitando a redução de até 80% dos resíduos gerados. As pessoas podem comprar copos ou ‘alugá-los’, pagando um caução para receber o dinheiro de volta na devolução.

Outra atividade com pegada ecológica foi o Projeto Estação de Moda Sustentável, que apresentou roupas confeccionadas com material reciclado. A passarela do Race Village contou com a presença da modelo e atriz Ellen Rocche e o desfile foi ao som de Maurício Gasperini e banda, com a participação do cantor Toni Garrido. Todos os modelos usaram roupas feitas a partir de retalhos de tecidos com a técnica de patchwork. O projeto tem um estande, no Race Village, para venda de peças desenvolvidas pelas costureiras e artesãs das comunidades tradicionais caiçaras.

Noites de som e palestras – Depois das regatas, as noites no Race Village ganham atrações variadas, com destaque para palestras e shows musicais. No sábado (21), o paraquedista Luigi Cani aborda o tema “Você Pode Voar”. No dia seguinte, domingo (22), é a vez do navegador Amyr Klink falar sobre suas “Expedições”. Ambas têm início às 18h30 e integram a programação da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, que, como o próprio nome indica, divulga e vende livros com a temática outdoor. Para embalar o Race Village, apresentações da banda Tom Cats (sábado) e Serial Funkers (domingo) estão programadas para começar às 20h.

O Race Village segue com intensa programação até o dia 29 de julho e ainda vai receber apresentações de nomes como Os Paralamas do Sucesso, na próxima segunda-feira (23), e Diogo Nogueira (27). O espaço conta ainda com estandes destinados ao turismo, esporte, reunindo fotos históricas de Marco Yamin, media center, além da Marinha do Brasil, Feira Literária de Aventura de Ilhabela e palestras.

Cinema – A sala de projeções repete o sucesso do ano passado e recebe público de todas as idades. O cinema do Race Village apresenta lançamentos mundiais e campeões de bilheteria nacionais e internacionais. Em função da parceria com a Paris Filmes, são exibidos títulos como ‘Extraordinário’, ‘O Castelo de Vidro, ‘Eu só posso imaginar’, ‘Por trás dos seus olhos”, entre outros. A entrada é grátis e as sessões começam nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50 e 21h10.

Michelangelo – Instalada próxima ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, a exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo” é uma atração diferenciada na cidade. Reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo entre 9h e 22h.

Em julho, 50 mil visitantes – Para ratificar a condição de Capital Nacional da Vela, Ilhabela programou eventos durante o mês de julho. No primeiro final de semana foi realizada a Semana de Monotipos, que contou com 200 barcos e mais de 300 velejadores. Na segunda semana, a atração foi o Ilhabela Boutique Boat Show, exposição de lanchas, veleiros e infláveis montado na Escola de Vela Lars Grael, que recebeu mais de 4 mil visitantes durante quatro dias. Nesta semana é o início da 45ª edição da Semana de Vela de Ilhabela. O evento segue até o dia 28 e promete lotar a cidade.

A previsão da secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município é receber durante o mês cerca de 50 mil visitantes, que deverão gerar retorno para a cidade da ordem de R$ 100 milhões

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

RACE VILLAGE
De 6 A 29 de julho – Praça das Bandeiras

Dia 19 – quinta-feira
18h30 – Palestra “Proibido Morar em Barco”, com Zé Paulo
20h – Stand Up Comedy Fundaci com Nil Agra, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Mauricio Dollenz e Micheli Machado

Dia 20 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico
20h – Abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela com a Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval.

Dia 21 – sábado
10h – Desfile dos barcos participantes da Semana de Vela, no Píer da Vila
11h10 – Largada da Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra “Você Pode Voar”, com o paraquedista Luigi Cani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Show do Tom Cats

Dia 22 – domingo
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra ‘Expedições”, com o navegador Amyr Klink
20h – Show do Serial Funkers

Dia 23 – segunda-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra “6 Hard Xpeditions – uma das maiores expedições multiesportivas já realizadas”, com os exploradores Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo.
20h – Os Paralamas do Sucesso

Dia 24 – terça-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra com o velejador João Hackerott sobre meteorologia
20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

Dia 25 – quarta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista
20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26 – quinta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch
20h – Show do Chico Martins e trio

Dia 27 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe
20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado
18h30 – Palestra “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela)
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 29 – Domingo
18h – Show do Cesar Medina Music
20h – Show da Banda Brisa

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

Dias 21 a 28
45ª Semana de Vela Ilhabela

Dia 21
10h – Desfile dos barcos da Semana de Vela, no Píer da Vila
11h10 – Largada da regata Alcatrazes por Boreste
11h20 – Largada da regata Renato Frankenthal
11h30 – Largada da regata Ilha de Toque-Toque por Boreste

Dias 22 a 27 – Regatas com largadas sempre às 12 horas

Dia 28 – Regata com largada às 12h30

Dias 21 a 27
Campeonato Brasileiro da Classe C30

Dias 23 e 24
Ilhabela Cup

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)
Dias 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h

CERIMÔNIAS NO RACE VILLAGE 

Dia 20
20h – Abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 24
20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

Dia 27
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

Dia 28
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA

Dia 19 – quinta-feira
10h – Uma família feliz
12h – Detetives do prédio azul
14h20 – Malasartes e o duelo com a morte
16h30 – Uma família de dois
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – A morte de Stalin

Dia 20 – sexta-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Baseado em fatos reais
16h30 – Somente o mar sabe
18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
21h10 – Eu só posso imaginar

Dia 21 – sábado-feira
10h – Extraordinário
12h – Um perfil para dois
14h20 – Assim é a vida
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Bom comportamento
21h10 – Por trás dos seus olhos

Dia 22 – domingo
10h – My little pony: O filme
12h – Como se tornar o pior aluno da escola
14h20 – Uma família feliz
16h30 – Malasartes e o duelo com a morte
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos

Dia 23 – segunda-feira
10h – Detetives do prédio azul
12h – Uma família de dois
14h20 – Somente o mar sabe
16h30 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
18h50 – Eu só posso imaginar
21h10 – A morte de Stalin

Dia 24 – terça-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Assim é a vida
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Por trás dos seus olhos
21h10 – Baseado em fatos reais

Dia 25 – quarta-feira
10h – My little pony: O filme
12h – Como se tornar o pior aluno da escola
14h20 – Extraordinário
16h30 – Polícia Federal – A lei é para todos
18h50 – Bom comportamento
21h10 – Um perfil para dois

Dia 26 – quinta-feira
10h – Uma família feliz
12h – Detetives do prédio azul
14h20 – Malasartes e o duelo com a morte
16h30 – Uma família de dois
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – A morte de Stalin

Dia 27 – sexta-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Baseado em fatos reais
16h30 – Somente o mar sabe
18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
21h10 – Eu só posso imaginar

Dia 28 – sábado-feira
10h – Extraordinário
12h – Um perfil para dois
14h20 – Assim é a vida
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Bom comportamento
21h10 – Por trás dos seus olhos

Dia 29 – domingo
10h – My little pony: O filme
12h – Uma família feliz
14h20 – Como se tornar o pior aluno da escola
16h30 – Malasartes e o duelo com a morte
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos