Aguilar Junior anuncia curso para que comerciantes participem de licitações públicas

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta quarta-feira (19/06) com cerca de 100 comerciantes e empresários da cidade, a convite da Associação Comercial e Empresarial (ACE).

Foram debatidos diversos assuntos, entre eles, o incentivo ao comércio local. O prefeito aproveitou para anunciar duas importantes ações da administração.

A primeira é a realização de um curso voltado para comerciantes e empresários da cidade para que possam participar dos processos licitatórios da Prefeitura.

“O curso será realizado em parceria com o Sebrae-SP e a ideia é que os comerciantes e empresários participem dos processos licitatórios da cidade nas compras públicas”, disse o prefeito.

Além disso, Aguilar Junior anunciou que a Prefeitura de Caraguatatuba pretende realizar em breve uma Feira de Negócios na cidade. “Temos que atender todos os setores e uma feira de negócios é de vital importância para todos”.

Outro ponto abordado no café da manhã foi a realização de mais uma etapa do Programa Regulariza Caraguatatuba, desta vez voltada ao comércio.

A partir do segundo semestre, todos os comércios que estão irregulares terão a oportunidade de se legalizar. “Vamos buscar a parceria com o Corpo de Bombeiros, pois a maioria dos problemas se refere ao AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)”, destaca.

Uma cartilha do passo a passo para a regularização do comércio será produzida pela Secretaria de Comunicação para distribuição na cidade.

Ainda no encontro, o prefeito apresentou as obras que estão previstas para 2018 e 2019 e que vão ajudar no fomento ao comércio local, tais como: Complexo Turístico do Camaroeiro, Melhoria de acesso à Pedra da Freira, Revitalização Praça Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Tradições do Tinga, Revitalização do Morro Santo Antônio, Revitalização da SP-55, Reforma do Entreposto do Camaroeiro, Revitalização do Centro e Projeto Juqueriquerê.

Segurança

Um dos assuntos mais debatidos foi a questão da segurança pública e a união de forças para cobrar do Estado providências.

Aguilar Junior apresentou os dados da Prefeitura com o investimento na segurança, como o aumento de policiais (36 para 48 por dia) na Atividade Delegada (quando o policial em horário de folga trabalha e recebe pela Prefeitura), a compra de 54 câmeras de monitoramento, a implantação do COI (Centro de Operações Integradas), a criação da Guarda Mirim e a implantação da Guarda Civil Municipal em 2019.

“A Prefeitura tem feito investimentos, Mas o Estado precisa assumir sua responsabilidade. Não temos aumento de efetivo há mais de 15 anos e daqui a pouco vão municipalizar a segurança pública. Precisamos nos unir e buscar soluções, mas cada um assumindo a sua responsabilidade”, disse o prefeito.

Avaliações

O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Sávio Luiz dos Santos, entendeu que o encontro foi muito produtivo. “Precisamos entender a dinâmica de uma gestão e precisamos cada vez mais aproximar o comércio da Prefeitura. O nosso foco é a união”, disse.

Santos disse que vai propor uma reunião envolvendo ACE, Conselho de Segurança, Prefeitura e Comando das Polícias Militar e Civil para discutir o assunto segurança.

“A ideia é que saia um documento e que seja entregue ao governador de São Paulo para dar mais atenção na questão da segurança na cidade e região”, disse o prefeito Aguilar Junior.

A empresária Edna Sues sugeriu que sejam feitas constantes reuniões para discutir os assuntos. “A união é sempre importante e isso nos faz inovar buscando sempre soluções para a cidade”.

Já Neusa Aparecida Correia destacou a gestão participativa. “Ouvir, propor soluções e debater são os principais pontos de uma gestão participativa e estamos vendo isso com o prefeito. Com essa união temos a oportunidade de errar menos”.

O comerciante Rodrigo Tavano falou da importância de se investir no turismo e nas campanhas de marketing. “A grade de eventos está muito boa. A união dos empresários é importante, pois a Prefeitura não realiza tudo sozinha”.