Aguilar Junior entrega nova creche para 600 crianças no Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba entregou no dia 26/05, o novo CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, com capacidade para atender 600 crianças, no bairro Perequê-Mirim.

Pais, alunos, professores, educadores, moradores da comunidade e autoridades foram recepcionados pelos músicos e corpo coreográfico da Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba, regida pelo maestro Daniel Severo. Corredores e salas foram especialmente decorados para receber o público. Além disso, palhaços, mágicos, malabaristas, pintura de rosto, algodão doce e pipoca fizeram a festa da criançada e dos adultos que compareceram ao evento.

O prefeito Aguilar Junior cumprimentou a todos e agradeceu ao secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, à equipe da secretaria de Educação, à diretora da unidade escolar, Débora Helena Gil de Alcântara; à vice-diretora, Alicea Sousa de Araújo e à coordenadora pedagógica, Josiane Santos Barbosa Luques, pelo empenho nessa inauguração.

“Um dos maiores desafios de um administrador municipal é o de diminuir o número de crianças nas filas das creches, sendo o ideal zerá-la. Estamos trabalhando muito para isso. Além desse novo CEI/EMEI, também disponibilizaremos, em breve, mais vagas no CEI Severino Vitoriano dos Santos, no Jardim Gaivotas, que está sendo ampliado e nos novos CEIs nos bairros Portal da Fazendinha (Jetuba), Balneário dos Golfinhos e no Pegorelli”, destacou.

Aguilar Junior também fez questão de ressaltar a importância do trabalho dos auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) e agentes de apoio escolar (AAE) nos Centros de Educação Infantil. Esse é o primeiro CEI a ganhar o nome de um ADI.

“Hoje temos aproximadamente 800 profissionais entre ADIs e AAEs, trabalhando com as crianças nas escolas. Eles são fundamentais no apoio à direção, aos professores e aos pais, pois também são educadores e cuidadores. Minha sincera homenagem a vocês”, afirmou o prefeito.

Em seguida, acompanhado do irmão, da irmã e da mãe da homenageada – Márcio, Daniela Aparecida e Luzia Aparecida, fez o descerramento da placa inaugural. Luzia Aparecida recebeu uma réplica da placa inaugural e flores.

“Fico muito feliz por uma caraguatatubense receber o nome de uma escola e muito contente por minha irmã ser homenageada. Agradeço de coração em nome da família”, disse Márcio.

O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, explicou que, a princípio, serão oferecidas 200 vagas para Berçário I e II (50 vagas cada) e Maternal I e II (50 vagas cada), nos turnos da manhã e tarde, em período parcial. “Em julho ofereceremos mais 200 vagas e até o final do ano, outras 200. As inscrições já estão abertas na própria unidade escolar para o 2º semestre”, esclareceu.

Ele enfatizou ainda, os postos de trabalho gerados em decorrência das novas unidades escolares. “Já chamamos 50 professores concursados. Chamaremos outros 40 e mais 100 agentes de apoio escolar. Empresas terceirizadas que prestam serviço para a Secretaria de Educação também gerarão mais empregos”, frisou.

A mãe do pequeno Lucas Davi, um ano, Ligiane Alves de Oliveira do Nascimento, 20 anos, disse que a vaga no CEI/EMEI veio em boa hora: “Vou começar a trabalhar e não tinha com quem deixar meu filho. Gostei muito de vir aqui hoje conhecer o local. Tudo está muito bonito”.

A dona de casa, Dayse Freitas, 24 anos, espera que o filho, Isac, nove meses, tenha o desenvolvimento acelerado na escola. “Vai ser bom para ele conviver com novas pessoas e crianças”, afirmou.

Prestigiaram a solenidade, os secretários municipais de Comunicação, Malu Baracat, Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti; de Obras, Leandro Borella; de Saúde, Amauri Toledo; de Urbanismo, José Ricardo Gaspar, o Chefe de Gabinete, Marcos Fleire; a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar;  a Ouvidora Municipal, Cilce Fabretti; o presidente da Câmara Municipal Renato Leite Carrijo de Aguilar e o vereador Elizeu Onofre da Silva, o ex-prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar e a esposa Rose.

CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano – A área construída de 3,7 mil m² inclui almoxarifado, área de amamentação, brinquedoteca, coordenação pedagógica, copa e cozinha, despensa, depósito, diretoria, fraldários, lactário, lavanderia, parquinho infantil, pátio coberto, refeitórios, sala de professores, sanitários, secretaria, solários, vestiários, entre outros setores. O investimento foi de R$5,4 milhões. Endereço: Rua São Roque, 410, bairro Perequê-Mirim.

Homenageada – Adriana Aparecida Cassiano nasceu em Caraguatatuba no dia 21 de outubro de 1978. Filha de Mario Cassiano e Luzia Aparecida de Lima, que também tiveram os filhos Alexandre, Márcio, Daniela Aparecida, Aline Aparecida e Fabiana Aparecida, falecida em 1988 aos cinco anos de idade. Iniciou os estudos na E.E Benedita Pinto Ferreira, no bairro Casa Branca, posteriormente estudou na EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva e depois concluiu o ensino na Escola Técnica de São Sebastião (ETEC).

Concluiu o curso de Biologia Marinha na Faculdade Módulo no curso de Biologia Marinha. Ingressou na Prefeitura de Caraguatatuba, como Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, no dia 29 agosto de 2012, quando tomou posse. No dia seguinte, começou a trabalhar no Centro de Educação Infantil João Lino da Cruz, no bairro Barranco Alto. Em janeiro de 2014, foi transferida para a EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, no mesmo bairro. Infelizmente no dia 07 de agosto deste mesmo ano foi acometida de uma pancreatite aguda, que a levou a óbito, aos 35 anos.