Iluminação com tecnologia LED é instalada em 14 bairros

Relatório divulgado pela empresa Caraguá Luz, responsável pela iluminação pública na cidade, aponta que entre os dias 1º e 11 de março foram implantados 329 pontos de iluminação com tecnologia LED.

As instalações se referem a 26 ruas e avenidas, distribuídas em 14 bairros de Caraguatatuba.

Entre os beneficiados estão: Porto Novo (86 pontos), Indaiá (58 pontos), Massaguaçu (34 pontos), Capricórnio (30 pontos), Morro do Algodão (25 pontos), Gaivotas (21 pontos), Pontal Santa Marina (16 pontos), Sumaré (16 pontos), Tinga (14 pontos), Golfinho (13 pontos), Travessão (9 pontos), Perequê-Mirim (3 pontos), Centro (3 pontos) e Rio do Ouro (1 ponto).

A programação da empresa continua em toda a cidade e a expectativa é de que até julho deste ano as ruas e avenidas ganhem, pelo menos, 13 mil novas luminárias com tecnologia em LED.

Lâmpadas LED: como funcionam?

Nos últimos anos, o setor da iluminação tem vindo a procurar e a desenvolver cada vez mais e melhores soluções. A aplicação da tecnologia LED às lâmpadas foi uma delas. As lâmpadas LED (sigla inglesa para light-emitting diode ou díodo emissor de luz, em português) prometem mais eficiência e menos consumo, e sendo conta da eletricidade uma das que mais pesa na carteira dos portugueses, é normal que tenham vindo a ganhar terreno no mercado. Saiba mais sobre esta tecnologia.

A explicação é simples. As lâmpadas LED usam um componente eletrónico, mais precisamente um díodo semicondutor, que ao receber energia emite luz.

7 vantagens de usar Lâmpadas Led

Baixo consumo

Esta é provavelmente a maior e mais apreciada vantagem das lâmpadas LED. O funcionamento destas lâmpadas baseia-se na eletroluminescência, a emissão de luz pela passagem de energia, um processo que pode originar uma poupança de 80%, em comparação com as lâmpadas incandescentes.

Duram mais tempo

Uma lâmpada LED pode durar entre 35 mil a 50 mil horas (ou oito a dez anos), o equivalente a 50 vezes mais do que uma lâmpada normal. Uma duração muito superior às lâmpadas incandescentes que duram apenas um ano, em média.

São mais robustas

As lâmpadas LED são mais resistentes ao choque e, contrariamente às lâmpadas incandescentes, não se partem ou danificam com tanta facilidade.

São mais ecológicas

Como se não bastasse serem mais económicas, ainda são mais ecológicas, visto que não possuem metais pesados na sua constituição.

Não necessitam de aquecimento

Graças à sua tecnologia atingem o máximo de luminosidade instantaneamente.

Não libertam calor

Praticamente toda a energia fornecida às lâmpadas LED é usada na iluminação.

Múltiplas utilizações

As lâmpadas LED podem ter diferentes cores, o que possibilita que sejam usadas em diferentes ambientes (como espaços de festa, por exemplo).